Métodos de manipulação genética: CRISPR-Cas 9 e Eletroporação
CRISPR-Cas 9: O CRISPR/Cas9 é uma técnica de edição de genes que consiste em duas moléculas: a enzima Cas9 e o RNA guia (gRNA). A Cas9 atua como uma "tesoura molecular" que corta as duas fitas do DNA num local específico do genoma. O gRNA é um pequeno pedaço de RNA que "guia" a Cas9 para a parte do genoma que deve ser cortada.
O CRISPR/Cas9 pode ser usado para editar genes, substituindo-os por outros ou corrigindo mutações defeituosas. Tem potencial para ser usado no tratamento de várias doenças de causa genética, incluindo cancro, doenças monogênicas e doenças infecciosas, como a hepatite B e o HIV. Também pode ser usado em plantas para estudar problemas como sensibilidade ao calor, ao estresse hídrico e susceptibilidade a pragas e doenças.
ELETROPORAÇÃO: Outro método de transformação para células vegetais e animais é a eletroporação. A eletroporação envolve a sujeição da célula vegetal ou animal a um choque eléctrico, o que pode tornar a membrana celular permeável ao ADN plasmídico. Em alguns casos, as células eletroporação incorporarão o DNA em seu genoma.
Comentários
Postar um comentário