Segunda lei de Mendel
A Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, descreve como os diferentes pares de alelos se distribuem de forma independente durante a formação dos gametas. Essa lei foi descoberta por Gregor Mendel em seus experimentos com plantas de ervilha, onde ele analisou dois ou mais caracteres ao mesmo tempo.
Explicação:
- Experimentos com diibridismo: Mendel cruzou plantas de ervilhas que diferiam em dois caracteres (como cor da semente e formato da semente). Ele observou que os genes para cada característica eram transmitidos de maneira independente, ou seja, o alelo para a cor da semente não interferia na herança do alelo para o formato da semente.
- Resultados: A proporção fenotípica da geração F2 foi de 9:3:3:1, demonstrando que as combinações de características ocorriam de forma independente.
Exemplo:
Se cruzarmos uma planta com sementes amarelas e lisas (AA BB) com uma planta com sementes verdes e rugosas (aa bb), os descendentes da primeira geração (F1) terão todos sementes amarelas e lisas (Aa Bb). Quando esses descendentes são cruzados entre si, observamos uma distribuição fenotípica 9:3:3:1 na segunda geração (F2):
- 9 sementes amarelas e lisas
- 3 sementes amarelas e rugosas
- 3 sementes verdes e lisas
- 1 semente verde e rugosa
Conclusão:
A Segunda Lei de Mendel mostra que os alelos de genes diferentes se separam independentemente uns dos outros durante a formação dos gametas, desde que esses genes estejam em cromossomos diferentes ou suficientemente distantes no mesmo cromossomo.
Comentários
Postar um comentário